quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Convênio entre Cidade Jardim Botânico e Paranoá

A Administração Regional da Cidade Jardim Botânico passa a emitir documentos, como alvará de construção, de funcionamento, licenças e consultas prévias, para alguns Condomínios do Paranoá. Isso será possível graças ao convênio nº 001/2008, firmado entre essas duas administrações.
Tal convênio pôde ser assinado porque esses condomínios fechados estão localizados no Paranoá, mas se encontram integrados ao projeto da nova poligonal que definirá toda região do Jardim Botânico. Os condomínios que passarão a ter seus documentos emitidos pela Administração da Cidade JB são:
· Privê Morada Sul, Minichácaras e Lago Sul (todos do Setor Habitacional Dom Bosco)
· Quintas da Alvorada I, II e III, Mansões Itaipu, Solar da Serra I, II e III, Ville de Montagne e Estância Quintas Alvorada (todos do Setor Habitacional São Bartolomeu)

Adiministração da Cidade Jardim Botânico RA XXVII

Muito verde e alto índice de qualidade de vida. Essas são as principais características da cidade do Jardim Botânico – RA XXVII. Formada por condomínios horizontais, a região do Jardim Botânico abriga aproximadamente de 25 mil moradores. Oficialmente, 23 condomínios fazem parte da cidade.

A autonomia administrativa já trouxe benfeitorias à região. A restauração do trecho asfáltico entre o trevo da ESAF até o trevo da DF-140, que dá acesso a São Sebastião, é a obra mais recente. O asfalto estava deteriorado e irregular, propiciando acidentes. Com a reforma, a segurança do tráfego foi melhorada.

Além disso, a duplicação das pistas do trecho entre o balão da ponte JK até o balão de acesso a São Sebastião, separou as duas vias, que redundou em outra medida de maior segurança ao trânsito. Paralelamente, foi completada a iluminação pública da pista, com a instalação dos postes desde o balão da ESAF até o balão da ponte JK.

Em 1999 o Decreto 20.881 criou o Setor Habitacional Jardim Botânico. Três anos depois, em 2002, o Governo do Distrito Federal, através da Lei nº 2.786, criou a Gerência da Região dos Condomínios, ligada ainda à Administração Regional do Lago Sul. Finalmente, em 2004, pela Lei 3.435, a Região Administrativa XXVII foi oficialmente constituída.

A Administração Regional do Jardim Botânico fica em frente à Escola de Administração Fazendária (ESAF). Por sua vez, a Região Administrativa engloba duas áreas: parte de São Bartolomeu e os condomínios do Jardim Botânico. Sua poligonal ainda está em fase de estudos e definições.

A poligonal atual possui quatro lados que se limitam da seguinte maneira: ao sul, com a DF-140, no trecho entre o balão de acesso a São Sebastião até o início da descida àquela cidade; a oeste com a DF-001, no trecho do balão de São Sebastião até o final da 2a etapa do Condomínio Solar de Brasília, após balão de acesso à ponte JK; ao norte, do final da 2a etapa do Solar de Brasília até o Condomínio Quintas do Sol; a leste, do Quintas do Sol até a descida para São Sebastião, fechando o quadrilátero.


Administração Regional do Jardim Botânico – RA XXVII Av. Comercial, nº 28, Cond. San Diego - Jardim Botânico – DF CEP: 71.680-362 Fone: 61 – 3427-1285 / 3427-3766